skip to main |
skip to sidebar
A língua portuguesa, com mais de 240 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. É o idioma oficial de Angola,
Brasil,
Cabo Verde,
Guiné-Bissau,
Guiné Equatorial,
Macau,
Moçambique,
Portugal,
São Tomé e Príncipe e
Timor-Leste, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa.
A situação da Galiza e do galego em relação ao português é controversa. De um ponto de vista político e, portanto, oficial, o galego é uma língua porque assim o determinam os organismos de Estado espanhol e da Região Autonoma da Galiza. De um ponto de vista científico, a ideia de que o galego é uma variedade dialetal da língua portuguesa, reúne hoje um vasto consenso, sendo estudado a par com as restantes variedades do português nas universidades e centros de investigação linguística.
A língua portuguesa é uma língua românica, tal como o castelhano, catalãi, italiano, francês, romeno e outros.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente.
Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa se espalhou pelo mundo, estendendo-se desde as costas africanas até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas.